A Educação na perspectiva do Marxismo e da Escola de Frankfurt
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Organizadores: Luzia B. O. Silva, Anna Maria L. Padilha, Nildo Viana.
Título: A Educação na perspectiva do Marxismo e da Escola de Frankfurt. Teoria Crítica e Humanismo.
Editora: LF editorial.
Ano: 2015
Páginas: 374
ISBN-10: 8578613678
ISBN-13: 978-8578613679
Dimensões do produto: 14 x 2 x 21 cm
Peso de envio: 449 g

Sinopse:

A coletânea organizada por Luzia Batista de Oliveira Silva, Anna Maria Lunardi Padilha e Nildo Viana traz um conjunto de capítulos que efetuam, sob diferentes aspectos, uma avaliação sobre o processo histórico, o modo como o Estado vem conduzindo os interesses das classes dominantes e os resultados das conquistas sociais obtidas nesse percurso. Ao debaterem questões relacionadas á arte, direito, trabalho, linguagem, memória, temporalidades, narrativas, o caráter da universidade, formação omnilateral, história e cultura, os autores imprimem um viés interdisciplinar na medida em que fazem emergir os problemas que permeiam a formação dos indivíduos, direitos sociais, reflexões teóricas sobre as condições de existência. Leitura relevante aos educadores que buscam a prática incessante da reflexão critica, os capítulos esboçados oferecem contribuição á análise do nosso tempo, e convida a es elecer diálogo sobre os problemas humanos, delineado por referenciais históricos no campo do marxismo e da teoria crítica, pela necessidade de se impulsionar iniciativas que semeiem ideais que tenham como principio a realização do ser humano como objetivo primeiro das relações sociais. Lembremo-nos de que qualquer resistência a ser desencadeada no enfrentamento ao processo de desumanização ampara-se necessariamente no humanismo , principio despontado na antiguidade e norteador das ações dos indivíduos no decorrer da história, como também da importância da crítica na luta pela restituição da nossa humanidade.